quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Maravilhas da Tecnologia - Parte I

Bom dia Pessoal,

Hoje trago um glossário técnico de alguns itens que aparecem espalhados no volume 01 de Nova Patópolis.

Divirtam-se...

Daniel

------------------------------------------------------------------------------------

Terabyte - Medida de acúmulo de informação digital. Estas medidas aumentam em escala de 1000.

Megabyte (MB) : 1.000.000 de caracteres
Gigabyte (GB) : 1.000.000.000 de caracteres
Terabyte (TB) : 1.000.000.000.000 de caracteres

Algoritmo de hash - É um algoritmo de dispersão com base hexadecimal que utiliza funções matemáticas complexas. Tecnicamente, consegue transformar qualquer informação em um dado único garantindo a segurança. Também permite verificar via CheckSum se a informação foi adulterada.

Criptografia 2048 bits - Quantidade de bits utilizados para descrever as chaves de criptografia. Embora seja fácil encontrar números primos de grandes dimensões, conseguir fatorizar o produto deles é considerado extremamente difícil. Um algoritmo mostra-se inquebrável a medida que o número de bits aumenta. Para um número de 100 dígitos são necessários cerca de 350 bits.


Fibra Ótica - Meio físico de transporte de informação, utilizando pulsos de luz que atravessam uma estrutura feita de vidro.



Nano - Items até 100.000 mais finos que um fio de cabelo, sendo invisíveis até para microscópios óticos. No exemplo teórico de uma agulha, nanotubos de carbono montam uma estrutura tão fina que entrariam na pele escorregando entre as moléculas, de forma totalmente indolor.

5 Gigabytes/Segundo - Quantidade de informação recebida pela conexão de dados. Neste exemplo, o equivalente a um DVD inteiro chega por segundo no local de destino.

Contingência - Garantia que o serviço não vai parar. Replicação, backup, alta disponibilidade.


Cubos de Decisão - Visualização de dados em diversas dimensões, de forma que se agrupe de acordo com o desejo do usuário (Pivot Table). Também chamado de BI ou Datawarehouse.


Minning - Gráficos estatísticos com diversos predicados. Podem ser usados para isolar um público alvo após uma série de questionamentos.


Rede Neural - É um conjunto de nós com ligações descentralizadas. A partir dela, pode-se analisar comportamentos complexos e impossíveis de se detectar normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário